Top

O que precisa mudar com a EFD Reinf?

Como em qualquer projeto que parte do SPED, a nova EFD Reinf exigirá uma atualização significativa dos conhecimentos de profissionais da contabilidade e também dos sistemas informatizados que eles utilizam.

Ainda que o objetivo final de simplificação seja atingido, é necessário que as empresas façam investimentos para se adequarem a essa novidade.

Apesar de ter sido criado para modernizar e facilitar o trabalho do contribuinte, a EFD Reinf é uma novidade e é importante que toda a equipe contábil esteja bem orientada em relação a ela, para evitar erros e consequentes multas ou penalizações da Receita Federal, que podem chegar a 5% do faturamento total da empresa.

E como se estruturar para a nova declaração?

A EFD Reinf regula todas retenções relacionadas às obrigações tributárias acessórias afetas aos tributos e contribuições sociais previdenciárias que não incidem sobre a remuneração ou folha de salários, ou seja, tudo que não é relacionado ao trabalho.

Mesmo durante a preparação para nova declaração, já é importante começar a estruturar mudanças nas rotinas das empresas que terão que adotá-la. É preciso definir processos para garantir a coleta de dados confiáveis no dia a dia e monitorar os times e gerentes para se assegurar de que as novas regras sejam cumpridas.

Como a EFD Reinf é um processo regular e mensal, os dados precisam ser acompanhados de perto pela equipe de contabilidade, para que não aconteça de algo incorreto ser transmitido pelo Sped, causando transtornos, mais trabalho com retificações e possíveis multas e penalidades para a organização.

Carlos Menezes

Carlos Menezes

Analista de suporte e treinamento com atuação no atendimento ao cliente na área de suporte de sistema, identificando o problema, causas e soluções;
Atuação na área de consultoria sendo responsável por treinamento de usuário, configuração do sistema, entendimento da demanda junto ao usuário chave e implantação de sistema desde a sua aderência junto ao negócio do cliente até o acompanhamento em produção;
Realização de testes para a garantia de que os sistemas estejam sem erros e em conformidade com as especificações funcionais levantadas, produzindo assim toda documentação do sistema desde roteiro e manuais de operação.

Deixar comentário.


versão - outubro 2018