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Como utilizar a ferramenta de comércio eletrônico no Instagram

O Instagram atingiu 1 bilhão de usuários ativos no mundo. Destes, 80% seguem pelo menos um perfil comercial, que totalizam 25 milhões. No Brasil, 89% das empresas estão presentes na rede social, ficando atrás somente do Facebook, com 95%.

Contudo, a popularidade do Instagram cresce a cada dia. Segundo uma pesquisa realizada pela Rock Content em 2018, dentre as redes sociais que mais impactam as estratégias de marketing, o Instagram é a primeira citada pelas empresas. Isso se dá porque 47,1% dos usuários tem essa rede como preferida e não desejam abandoná-la. O oposto ocorre com a rede social de Mark Zuckerberg: 53% do total de usuários querem desfazer seus perfis.

Convencido que sua empresa precisa de uma conta no Instagram? Preparamos um guia para iniciar sua conta e marcar presença na rede social mais popular para o varejo e comércio eletrônico.

Como anunciar no Instagram

Etapa 1: baixe e inicie o aplicativo

Baixe o aplicativo do Instagram para iOS na App Store, para Android na Google Play ou para Windows Phone na Microsoft Store. Depois de instalar o aplicativo em seu smartphone, toque no ícone para abri-lo.

Etapa 2: se identifique

Toque em Cadastre-se, digite o endereço de email e toque em Avançar, ou em Entrar com o Facebook para se cadastrar com a conta do Facebook.

Etapa 3: configure um perfil comercial gratuitamente

No aplicativo, procure por Configurações e role para baixo até Alternar para a conta comercial. Depois que você tiver uma conta comercial, será possível adicionar as informações pertinentes, como horário de funcionamento, endereço ou um número de telefone.

Certifique-se que seu perfil está preenchido com:

sua foto – procure utilizar o logotipo da sua marca;

sua bio – escreva brevemente sobre o que é sua empresa, que tipo de produto ou serviço você fornece;

e seu link – esse é o único local em que você consegue incluir links. Você pode vincular a sua página inicial ou a uma página de produtos. Caso seu link seja extenso, utilize um encurtador de URL como o bit.ly.

Etapa 4: publique

O Instagram é uma experiência altamente visual. Saiba utilizar de imagens, vídeos e legendas cativantes para incentivar as pessoas a te seguirem. Ter um conteúdo relevante (*LINKAR O POST SOBRE ESTRATÉGIA DE MKT DE CONTEÚDO AQUI*) é o seu melhor aliado para conseguir destaque.

Compartilhe um pouco sobre você e torne o perfil do seu negócio mais humanizado, criando proximidade com os seguidores. Deixe as famosas selfies para o seu perfil pessoal, mas mostre um pouco do seu escritório, a rotina da sua equipe, ou poste algo motivacional e inspirador. Esse tipo de postagem funciona bem e pode ampliar sua exposição na busca do aplicativo. Aposte também em vídeos, sempre abaixo de 1 minuto de duração, por conta das políticas do Instagram.

Crie postagens e stories de compra. Lá você consegue marcar os produtos e quando o usuário clicar, será redirecionado para comprar em seu site. Para isso, você precisa conectar o seu catálogo do Facebook.

Etapa 5: divulgue e siga alguns usuários

Agora que seu feed está pronto, você precisa de seguidores. Veja algumas maneiras para aumentar seus números:

Adicione botões do Instagram ao seu site. Essa dica parece um pouco óbvia, mas muitas vezes as empresas não atualizam essa informação em seus sites.

Faça parcerias com influenciadores digitais. Influenciadores são usuários populares que possuem muitos seguidores em seus perfis e forte envolvimento (comentários e curtidas). Essa ligação pode expor sua marca a novas pessoas, potenciais clientes. Busque por hashtags e encontre as pessoas certas que tenham a ver com a identidade da sua marca.

Falando nelas, use hashtags. Elas são como palavras-chave e servem para caracterizar seus posts e fazer com que o encontrem no resultado de busca. Se um usuário pesquisar pela hashtag que você usou, ver sua publicação e gostar dela, há grandes chances de você ganhar um novo seguidor qualificado. Se não sabe quais termos utilizar, dê uma olhada no perfil de seus concorrentes e veja o que pode funcionar para você. Mas não abuse delas, isso pode poluir suas postagens.

Finalizando

Defina a frequência com que deseja postar em cada rede, planeje seu conteúdo com atenção e cuidado. Gerenciar seu tempo é uma forma de se manter organizado. Existem ferramentas de gerenciamento de mídia social que podem te ajudar no agendamento de postagens e nos relatórios de resultados. Você consegue acompanhar seu crescimento, engajamento (curtidas, comentários e compartilhamentos) e até mesmo as vendas. Observe quais tipos de postagens tiveram melhor desempenho e aposte em mais conteúdos semelhantes.

Experimente, teste, inove. O que é melhor para o seu concorrente, nem sempre é o melhor para você. #boasvendas 😉

Daniela Alves

Graduada em Comunicação Social e estudante de Marketing pela FMU. Empreendedora de moda, produtora de conteúdo para internet, cinéfila e designer nas horas vagas.

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versão - outubro 2018